Quer construir uma piscina? Conheça os principais modelos de piscinas

Decidir por ter uma piscina em casa não é uma tarefa simples, mas essa escolha pode ser ainda mais complexa devido à variedade de modelos de piscinas disponíveis no mercado. É preciso definir qual o tipo de construção, a forma, estilo, tamanho, profundidade e revestimento que mais te agradam. Reunimos tudo o que você precisa saber sobre os principais tipos de piscina para tornar este momento de escolha o mais fácil possível.

Piscina de Alvenaria
Essa é uma das opções mais versáteis entre os modelos de piscinas, graças a possibilidade de personalização do tamanho e do revestimento, que pode ser feito com os clássicos azulejos, pastilhas e até com pedras, dando um ar mais rústico e natural a área de lazer.
Uma piscina de alvenaria, bem projetada e construída, durará longos anos sem qualquer manutenção estrutural. Quanto a limpeza, o responsável deve ficar atento ao rejunte que conecta os revestimentos, neste local é comum o acúmulo de sujeiras que podem dificultar a higienização.
Devido aos custos dos materiais de construção e a mão-de-obra é considerada um dos modelos mais caros de piscina. O tempo de construção também é maior, não é o modelo mais indicado caso você tenha pressa em ter a sua piscina em casa

Vinil
Com custo menor e tempo de construção reduzido em comparação as piscinas de alvenaria. As piscinas de vinil também oferecem boas alternativas de personalização, visto que a lona utilizada pode receber diversas estampas.
A construção de piscinas de vinil dispensa impermeabilização, pois o próprio material já executa esta função. Porém deve-se ficar atento a utilização de objetos pontiagudos dentro da piscina, pois o forro é suscetível a cortes e perfurações.
Fique atento a utilização do cloro, o excesso deste produto pode causar desbotamento ou ressecamento do vinil.

Fibra
Esta é a opção de piscina permanente mais rápida de ser construída, graças aos modelos pré-moldados. Para a construção de uma piscina de fibra basta escolher o formato que mais lhe agrada, escavar o local de instalação e encaixá-la. Porém esta facilidade diminui a possibilidade de personalização, a única opção é escolher o que mais lhe agrada dentro das alternativas padronizadas.
A fibra de vidro é um material bem resistente e fácil de ser limpo, reduzindo os custos de manutenção da piscina.

Plástico
É uma solução prática e econômica para quem ainda não tem o dinheiro ou espaço disponível para a construção de uma piscina. Pode ser montada e desmontada com facilidade, além de ser encontrada facilmente em qualquer loja de produtos para piscina ou até pela internet.
Disponível apenas em tamanhos limitados, esta piscina dispensa manutenção ao ser desmontada. Porém em longas temporadas de uso é necessária a troca periódica da água.
Tenha cuidado com o local de instalação e contato com materiais perfurantes, assim como a piscina de vinil este modelo tem facilidade em rasgar, o que pode danificar toda a sua estrutura.