Manutenção de piscina: faça você mesmo e aproveite o verão!

Com as altas temperaturas do verão, a utilização das piscinas se torna mais frequente e acompanhando esse crescimento, a necessidade de limpeza da mesma também aumenta, não somente pela questão estética, mas também como prevenção de possível transmissão de doenças entre os banhistas ou até mesmo a contaminação da água pela maior proliferação de bactérias, fungos e algas, incentivados pelo calor.  Você pode contratar um profissional que realize a manutenção de piscinas ou optar por fazer você mesmo e economizar um dinheiro, pensando na segunda opção vamos te dar neste artigo algumas dicas de como executar esta tarefa.

O tratamento mais utilizado para a manutenção de piscina, atualmente, é feito através de produtos químicos que utilizados na dosagem correta e de acordo com a necessidade da sua piscina, garantirão uma piscina com água cristalina e perfeita para o banho.  

O cloro manterá a piscina com a água limpa, transparente e livre de micro-organismos. O algicida é usado para o banimento de algas; o clarificante ou decantador garantirá que a água não fique turva; os ácidos são indicados para a diminuição do pH e alcalinidade; e o carbonato de sódio e o bicarbonato de sódio, são capazes de elevar o pH e da alcalinidade. Por fim, o limpa-bordas, como o próprio nome diz é recomendado para a lavagem das bordas.

Para saber qual produto você deve utilizar na limpeza da sua piscina, faça a medição dos níveis de pH da água (valor de acidez ou alcalinidade) com um controlador de pH e conserve o nível entre 7 e 7’8.

Outro fator importante, é a filtração da água, esse processo é responsável pela remoção de sujeiras da água. Filtros em bom estado e ligados pelo tempo correto devem receber todo o volume da água pelo menos uma vez durante o dia e removerem 50% de toda a sujeira. Para auxiliar na remoção de sujeiras da superfície da piscina, utilize uma peneira, para objetos submersos o indicado é o aspirador, caso haja qualquer tipo de resíduo colado nas paredes e fundos da piscina uma escova resolverá o problema.

Fique atento às necessidades da sua piscina e aproveite o verão!

Abrir conversa
Precisa de ajuda?