Confira o passo a passo de como construir uma piscina de alvenaria

Ter uma piscina em casa é o desejo de muitas pessoas, seja pela comodidade ou para reunir a família e amigos nos dias mais quentes. Porém, por mais vontade que todos tenham de ter uma piscina, o desconhecimento do processo de construção impede que o anseio se torne real. Para ajudar com esse problema, listamos os principais passos de como construir uma piscina, assim alcançar o seu sonho se tornará mais fácil.

Localização
Antes de construir uma piscina é preciso decidir qual será a localização. Para definir o espaço de instalação, deve-se considerar a insolação, incidência de ventos, árvores, telhados e especialmente o solo, caso haja tubulações, pedras, lençol freático ou aterro, pois senão a construção pode sair mais cara.

Profundidade, tamanho e formato
Após encontrar o terreno perfeito para a construção, é hora de decidir o tamanho, formato e profundidade da piscina. São essas medidas que irão guiar as obras.
No processo de decisão, considere se as crianças utilizarão a piscina e o espaço disponível no terreno.

Escavação
Com tudo definido, deve-se começar as escavações que podem ser manuais ou com máquina, depende da sua pressa. É importante ficar atento neste momento, já que a estrutura da piscina ocupa espaços laterais além de suas medidas, escave o buraco já pensando nesses detalhes.

Construção
Nesta etapa, é feita a estrutura de blocos estruturais, semelhantes a paredes, no entorno da piscina. Para garantir a sustentação da piscina devem ser colocadas ferragens em meio aos blocos. Uma leve queda no piso deve ser construída, facilitando o escoamento de água quando necessário.
Após o término das paredes e pisos, é necessária a impermeabilização, ninguém deseja uma piscina cheia de vazamentos não é mesmo?
Com tudo impermeabilizado, é hora de fazer o acabamento, normalmente são escolhidos revestimentos de cerâmica ou pastilhas. Atualmente, é possível escolher as cores destes materiais, fugindo do clássico azul.

Equipamentos
Durante a construção, é necessário o planejamento de onde ficarão os equipamentos para limpeza da piscina. Sem dutos, skimmers, drenos, aspiração, retorno e casa de máquinas, a manutenção da sua piscina será impossível.
Agora que você sabe como construir uma piscina, pode entrar em contato com uma empresa construtora de piscinas e acompanhar de perto a sua obra. A Lanomar Piscinas oferece estruturas de qualidade com bons preços, confira nosso catálogo.

Abrir conversa
Precisa de ajuda?